
O açaizeiro é uma palmeira encontrada nos estados do Pará, Amazonas, Maranhão e Amapá. Sua madeira é utilizada para construções, as folhas para cobertura de casas locais e alimentação de animais e o palmito é principalmente utilizado para exportação.
A porção comestível representa de 6 a 19% do peso do fruto e sua safra ocorre entre os meses de agosto a dezembro.
A polpa do açaí é fonte de diversos nutrientes como:
- vitaminas A, B1, B2, C e D,
- α-tocoferol (vitamina E) um poderoso antioxidante natural, importante na eliminação dos radicais livres,
- cálcio, magnésio e potássio que fortalecem os ossos e evitam cãibras,
- fibras, que favorece o trânsito intestinal,
- lipídios de boa qualidade,
- proteínas, fundamentais na recuperação e construção muscular.
Além da vitamina E, o açaí é fonte de antocianinas, pigmentos naturais, pertencentes à família dos flavonóides e responsáveis pela coloração do açaí e por seu poder antioxidante.
A pasteurização (procedimento para esterilização por aquecimento e resfriamento rápido do líquido) da polpa de açaí é imprescindível para a segurança do produto, visto que doenças por protozoários podem ser transmitidas devido à falta deste cuidado. A Doença de Chagas é um exemplo, transmitida pelo inseto barbeiro.
É importante ficar atento também em relação à preparação, pois embora possua gorduras de boa qualidade, que alimentam e saciam muitas vezes as receitas possuem como ingrediente principal o xarope de guaraná e a granola, que, ricos em açúcar, aumentam o valor calórico da porção. Uma alternativa é tomar suco com a polpa de açaí batida com fruta, eliminando ambos.
MUSTAFÁ, S. C. M. N; CARDOSO, P. M. Açaí. Revista de Nutrição Saúde e Performance, 2008.
ADORO! Tô morrendo de saudades do nosso Açaí!!!
ResponderExcluirTroco qualquer jantar por uma porção com granola e banana!!!