O conceito de Alimentos Funcionais surgiu como um novo desafio para os profissionais de nutrição, ampliando o conceito dos nutrientes preventivos.Os alimentos funcionais são definidos como qualquer substância ou componente de um alimento que proporciona benefícios para a saúde, inclusive a prevenção e o tratamento de doenças. Esses produtos podem variar de nutrientes isolados, produtos de biotecnologia, suplementos dietéticos, alimentos geneticamente construídos até alimentos processados e derivados de plantas.
A baixa incidência de doenças em alguns povos chamou a atenção para a sua dieta. Os esquimós, com sua alimentação baseada em peixes e produtos do mar ricos em ômega 3 e 6, têm baixo índice de problemas cardíacos, assim como os orientais, devido ao consumo de soja, que contém fitoestrogênios, têm pouco câncer de mama.
Nesses países, o costume de consumir frutas e verduras também resulta em uma redução do risco de doenças coronarianas e de câncer, comprovada por dados epidemiológicos. Os alimentos funcionais fazem parte de uma nova concepção de alimento lançada pelo Japão na década de 80 através de um programa de governo que tinha como objetivo desenvolver alimentos saudáveis para uma população que envelhecia e apresentava uma grande expectativa de vida.
Neste Blog, tenho o objetivo de falar um pouco sobre esses alimentos, como podemos levar uma vida mais saudável apesar da correria do dia a dia e principalmente passar algumas dicas de receitas fáceis e práticas. Espero que gostem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário